quarta-feira, 13 de julho de 2011

Caixa de costura - tesouras


Uma caixa de costura bem equipada não é só uma questão de capricho; ela torna o processo muito mais fácil, garantindo que tenhamos os instrumentos certos na hora de costurar. Há uma infinidade de ferramentas de costura, eu gostaria de ter todas, mas exitem aquelas que são essenciais. É a partir delas que vamos  bombar os posts Caixa de costura.

Item básico nº 1: Tesouras



O corte é uma etapa super importante do processo de costura e é muito mais complexo do que parece.
Se sair cortando seu tecido de qualquer jeito, com aquela tesoura da cozinha, por exemplo, é capaz de você desfiar todo o tecido e ainda cortá-lo torto. E pior: isso pode influenciar em todas as outras etapas.

Então, take it easy e vá para comprar suas tesouras novas!

Anota aí na listinha de temqueter:

  Uma tesoura bem afiada exclusivamente para tecido.
Isso é uma premissa, moçada, pois o papel cega a tesoura. E presstenção, porque tem economia que é burra. Compra logo uma tesoura boa, se você cuidar direitinho ela pode durar a vida toda.

Mas tenham também uma para papel e e outra para diversos (espuma, papelão, entretela grossa etc).
Parece uma infinidade, mas não é. A gente se acostuma a usar uma para cada tipo de material e preserva o fio de corte das tesouras.

Além dessa básicas eu ainda recomendo ter uma de bordar (a de pássaro é tudo de linda) e uma de picotar.
As de bordar são muito boas para ajudar a descosturar e aparar costuras. A de picotar deixa uma beirada em zigzag que ajuda alguns tecidos a não desfiarem. Portanto se você não tem uma overlock em casa, essa tesoura é uma mão na roda que você não tem noção.



Para cortar tecido, ainda existe o cortador circular, que apesar do nome é ótimo para cortes retos e precisos e ainda pode cortar várias peças do tecido de uma só vez. É hiper afiado e já tentou me deixar com menos um dedo na mão, hahahaha. Mas quebra um galhão muitas vezes.
Essa opção é mais cara, pois além do cortador é preciso ter uma base de corte regenerativa. Ela serve de suporte para os cortes. O cortador sai rasgando e a base nem se abala, fica intacta!
Se você tem certeza de que quer costurar, eu recomendo comprá-los.

Ainda tem muitos outros tipos de tesoura, uma infinidade. Mas para começar, essas são as que considero mais básicas, aquelas que fazem super diferença na sua caixinha de costura.

E você, tem dicas de tesouras e outros cortadores?


Você poderá gostar de

2 comentários:

  1. adorei!! estou indo às compras e entrei na net pra pesquisar, costuro e amo crafts!!! bjooss

    ResponderExcluir
  2. for beginners like me need a lot of reading and searching for information on various blogs. and articles that you share a very nice and inspires me .
    cara menggugurkan kandungan
    obat aborsi
    kalkulator kehamilan

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...