sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um organizador fofo!

Como prometido na semana passada, vou explicar como fazer o porta-bijoux de tecido, lembram dele?


Esse projeto de costura é relativamente fácil, portanto podem começar a arregaçar as mangas. \o/


Antes de começar

Corte dois círculos de 22 cm de diâmetro e mais dois de 30 cm. Eu fiz com duas estampas diferentes, como vocês podem ver na foto.
Além disso, corte também um círculo de 7 cm de diâmetro de um tecido mais grosso, eu usei entretela de alfaiataria.


Mãos à obra

1. Faça uma pequena casa de botão (1 cm) no lado direito de um dos círculos maiores.  Faça naquele que ficará na parte exterior do porta-bijoux. A distância da casa para a borda é de 4 cm.


2. Pegue o círculo de entretela e posicione-o sobre o avesso do círculo que formará o interior dos bolsinhos. Alfinete e costure-o o mais próximos da borda possível.


3. Alfinete os pares de círculos - 30 com 30, 22 com 22 - colocando o lado direito de um encostado no lado direito do outro. Costure a borda, mas lembre-se de deixar um pequeno espaço aberto para você poder desvirá-lo.

Dica: quando a gente vai fazer costura redonda e não tem muita prática, pode ser um pouco desafiador manter a uniformidade da costura em relação a borda do tecido. Por isso, vá sempre devagar, e se achar necessário, pare, deixa a agulha fincada no tecido, levante o pé-calçador e ajuste ligeiramente o tecido para manter a costura na distância correta. Quanto menor o círculo, mais vezes será preciso parar para ajustar.


4. Faça pequenos picotes em toda a margem do círculo (tome cuidado para não cortar a costura!). Eu fiz um picote por centímetro, mais ou menos.

Então vire os círculos costurados para seus lados direitos através da abertura que você deixou.


5. Eu esqueci de fotografar, mas agora é preciso fechar a abertura dos círculos. A dica é fazer uma costura invisível, aqui ensina como fazê-la.

6. Agora vamos marcar os bolsos internos. Tendo o mesmo raciocínio do alfineteiro de pulso e com a ajuda de um giz de alfaiate (ou um lápis, mas não pressione muito), divida seu círculo menor em oito fatias de pizza (chegando somente até a costura da entretela), assim ó:


7. Então coloque o círculo menor sobre o maior, de modo que as marcações fiquem aparentes para você ver onde costurar. Então verifique se ele está posicionada exatamente no centro do círculo maior.
Alfinete e costure seguindo as retas, uma de cada vez.


8. Nosso porta-bijoux tá quase pronto! Agora só falta criar o caminho para o cordão passar.
Você precisa criar duas costurar paralelas ao redor do círculo menor, e elas devem ser feitas a partir da casinha de botão que a gente criou lá em cima, no primeiro passo.

Então, costure pelo lado de fora, pela parte exterior do porta-bijoux.

Dica: Para ajudar a manter as costuras paralelas, com a mesma distância uma da outra por toda a circunferência, marque a primeira costura rente ao círculo menor. Depois verifique o tamanho da casa de botão (a minha foi de 1 cm) e marque a mesma distância a partir da primeira marcação. Costure.

Vai ficar assim:



9.  Então passe uma fita ou barbante ou rabo de rato ou o que você quiser por dentro do túnel que as costuras paralelas formaram até sair pelo buraquinho outra vez.


10. Deixe um tamanho de fita suficiente para dar um laço e abrir o porta bijoux sem que ela escape para dentro do túnel. Faça um nozinho em cada extremidade da fita.

E tcharam! Um mimo para fazer no seu fim de semana!





Você poderá gostar de

7 comentários:

  1. Querida Camila, seu pap está ma-ra-vi-lho-so! Parabéns! Eu amo este porta bijoux, aumentei o molde dele e gosto de dar de presente para as pequenas colocarem a bonequinha Poly e seus trequinhos minúsculos. Faço o fundo do tamanho que caiba uma ou duas bonequinhas. Elas amam! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito agradecida, Si! Sejam sempre bem-vinda por aqui.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Você é uma ótima professora, parabéns, eu sou terrível pra ensinar... tragédia mesmo..rs
    Beijos
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,
      fico feliz que tenha gostado!

      Beijos

      Excluir
  4. melhor pap que achei , muito obrigado, estava a tempo querendo fazer ,mas não achava algo ta explicado como este teu , vou agora mesmo fazer..bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, vou tentar fazer um. Obrigada pelo pap!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...