segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aniversário feito à mão - cataventos de papel


Sabe o vento? Aquelas rajadas frescas que levam embora pele morta e trazem para nós uma sensação de liberdade?

O vento, aquele que balança nossos cabelos e secam nossa saliva de tanto que sorrimos quando colocamos nossa cara para fora da janela do carro em movimento. Vento que balança a pipa, que forma as ondas, que gera energia. Era esse mesmo vento quem eu queria convidar para meu aniversário.

Rapidíssimo me veio à cabeça a ideia de fazer cataventos coloridos para recebê-lo, contrastando com a seca do cerrado. E ainda dei super sorte, porque o piquenique foi um dia antes da chuva, então houve ventos anunciando a chegada dela em vários momentos.

Fazer os cataventos foi incrível, pois me lembrou muito uma infância, a minha, em que as crianças faziam seus próprios brinquedos e eles eram tão simples como o vento.

Para a haste, usei palitinho de comida japonesa (hashi). Eu sou viciada em sushi e sempre fico com dó de jogar fora os palitinhos, dá para fazer tantas coisas com eles, né? Taí uma boa ideia.

Comprei cartolina das cores do arco-íris e cortei em quadrados de 20 centímetros de lado. Utilizei arame para prender as pontas do quadrado umas nas outras e para segurar o catavento no hashi.


Aqui ensina a fazer um catavento bacana, mas eu tentei umas 3 vezes até conseguir fazer um que realmente girasse facilmente com um leve sopro. Cada hora eu percebia que uma coisinha podia melhorar o giro dele.

1ª boa dica: dobrar o arame na ponta e colocar uma miçanga, para que a ponta afiada não perfure o papel.
2ª boa dica: coloque um pedaço de canudinho entre o papel e o palitinho. O catavento fica muito mais livre para girar.

Saca só como ficaram os fofinhos no piquenique:






Você poderá gostar de

2 comentários:

  1. ameiiiiiiiiii,sou prof da educ. infantil e irei fazer um piquenique na escola meus fofuchos irão amar eles tem 2,3,4 anos agradeço sua idéia bjos.(silvana alta floresta mt)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas. Vovô Oscar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...