quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Natal feito à mão - Árvore de feltro

Não muito tempo atrás, eu era a pessoa de saco cheio do Natal. É que eu tenho muita, mas muita preguiça de várias implicações dessa época do ano: shoppings lotados, consumo exagerado, correria entre famílias e comidas cheias de uva passa e fios de ovos.

Mas há dois Natais, enxerguei que o problema não está no evento em si, mas em como eu escolho vivenciá-lo. Há dois anos passo o Natal no meio do nada, em praias que não possuem sinal de celular, em casas sem televisão, com amigos do coração e presentes coletivos. Essas viagens natalinas me rememoraram os sentimentos de infância em relação a esta data, desejando que ela chegue logo para sentir essa integração entre pessoas queridas.

E esse ano decidi começar a fazer um Natal diferente desde já e não esperar chegar no paraíso para celebrá-lo. Então, comecei a enfeitar minha casa. Nada de pinheiros de plástico, nem de guirlandas caretas. Abram alas para as decorações caseiras, feitas por nós mesmas, completamente a nossa cara.



Quem se lembra da guirlanda de feltro que eu fiz para meu piquenique?
Eu encontrei essa ideia navegando pela internet e resolvi fazer uma para mim, com as cores do arco-íris que formavam a minha gruilanda de aniversário.

Como eu já tinha os círculos cortados, eles estavam todos do mesmo tamanho (1). Mas o ideal é que eles estejam cortados em tamanhos diferentes para que seja possível fazer um cone com eles sobrepostos. Por isso, eu precisei aparar as bordas a medida que minha arvorezinha crescia (5).

Para começar, enrole um retângulo de feltro preto (ou marrom, ou a cor que quiser), formando um cilindro, como na figura 2. Com uma agulha e uma linha, faça um pontinho no começo e no fim do cilindro.  Deixe bastante linha, pois é nela mesma que iremos colocar os círculos.


Daí, passe a agulha por dentro do cilindro até sair do outro lado, pelo meio (3). A partir daí, comece a agulhar os círculos, dos maiores para os menores, até formar um cone (4).
Depois, recorte (à mão livre mesmo) uma estrelinha para o topo e passei a linha por dentro dela.

Então, em muito pouco tempo e com meus olhos brilhando, surgiu o primeiro enfeite da nossa porta:


Não ficou fofinha?





Você poderá gostar de

Um comentário:

  1. anche il cinturino dell’replica orologi è in resina ed è estremamente flessibile ed replica rolex ergonomico. Il modello è perfetto anche per fare nuotare e dedicarsi repliche orologi allo snorkeling, infatti, questo è impermeabile fino a 100 metri.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...