segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Brasília: uma cidade para bikes


Brasília é uma cidade de carros.
Para onde quer que você olhe, é nacional, é importado; é velho, é novo. É carro. 
Além da praticidade que um carro traz, essa intensidade de automóveis também significa trânsito, poluição e barulho. E falta de encontros.

Ao mesmo tempo, Brasília é uma cidade cheia de espaços públicos. É possível andar pela cidade sem esbarrar em muros ou grades te desviando do caminho.  Existem infinitas árvores pelas quadras e os prédios residenciais costumam ter o vão livre para pedestres. 

Mas o povo daqui não caminha muito, e eu entendo os motivos. Ou é a distância, ou a poeira, ou a seca, ou a chuva. Fora que em muitos momentos o sol é intenso demais e o espaçamento gigante entre prédios e entre ruas faz com que tenhamos muitos locais sem sombra. Enfim, o fato é que, mesmo com tanto espaço e talvez em decorrência dele, Brasília é uma cidade de poucos pedestres. 

Sobre o transporte público, me recuso a escrever além de uma palavra: lixo.

Mas tem uma forma de deslocamento que, na minha opinião, é perfeita para essa cidade: bicicleta.

Com tanto espaço e o relevo plano perfeito, eu não entendia o motivo de não haver uma ciclovia decente aqui. Mas há alguns meses, tive a felicidade de esbarrar com uma obra perto de casa, nas margens da quadra. Meu coração acelerou. Sim, uma ciclovia, oficial e por dentro das árvores! A cidade será, finalmente, cortada por algumas ciclovias para que as pessoas possam ter alguma alternativa de deslocamento saudável, barata e gostosa.


Boa parte delas está pronta para uso e vou dizer uma coisa: adorei. Apesar de achar que bicicletas deveriam se deslocar pelas ruas, como um veículo qualquer, e que o concreto não é o melhor suporte para pedalar, essa nova ciclovia, que corta a cidade por dentro das quadras, é uma excelente oportunidade de conhecer Brasília. Cidade projetada para pedestres, dominada pelos carros, mas que é perfeita mesmo para as bicicletas.

Tudo isso pra convidar você, parceiro de cidade, a deixar seu carro na garagem no próximo sábado, 22 de setembro. Pega sua bike e vai conhecer a ciclovia, vai! Aproveite o finzinho da temporada de ipês e comemore o dia mundial sem carro com sua bicicleta e com felicidade. 


E você, de outra cidade do Brasil e do mundo, consegue entrar nessa com a gente? Tem ciclovias perto da sua casa? É possível pedalar na rua? Conta aí pra gente!







Você poderá gostar de

14 comentários:

  1. Pois é! Precisou aparecer uma Copa do Mundo por aqui pra nego botar a mão na massa. Mas tudo bem! Pelo menos agora temos ciclovias! E parece que não é só no Plano Piloto!
    Quanto aos ipês, menina, ontem fui atrás do amarelos - tava de bike - e tavam todos já murchinhos! Apenas uma sapucaia, já toda queimada de rosa, salvou meu passeio botânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ciclovias começaram pelas satélites, nega! Já tem no Riacho Fundo, Paranoá, São Sebastião... =)

      Excluir
  2. A minha cidade.. tem bicicleta demaisss!! demais mesmo!!! Um dos motivos dela ser bela.. hehehe

    Eu adorei a campanha pelo dia sem carro..

    Vamos ter um sábado beeem mais gostoso.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. E que bicicleta linda e bacana é essa, Camila? É daquelas próprias para se locomover na cidade, que a gente vê muito em outros países?
    Abraços,
    Natália
    (acompanho seu blog de pertinho, pertinho. me inspira muito, você não tem ideia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Natália, ainda não temos dessas bicicletas por aqui... Essa bike é linda e maravilhosa e pertence a um amigo querido, Ela tem mais de 30 anos. <3

      Excluir
  4. Que legal!!!! A vida realmente tem outro sabor vista e sentida sob a "magrela".
    Hoje moramos em Perth - Australia, e aqui eh o paraiso para os amantes da bike, assim como meu esposo. Ele tem um blog bem legal sobre bike. Da uma espiadinha, vc vai gostar!!
    http://www.pedalnaveia100fim.blogspot.com

    Um beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Vanda, ele é super de bike mesmo, né? Que massa!
      Adorei a bicicleta da "Grandma"!

      Excluir
  5. Menina! sonho de consumo nessa terra de maluco que é são paulo é poder andar de bike pelas ruas e avenidas sem medo de virar panqueca na rua!!!
    No meu bairro, Vila Mariana, tem um projeto muuuuuito bacana do itau com parceria da prefeitura. |Você cadastra um cartão de crédito (qqr um, não precisa ser itau) e tem acesso a várias estações com bicicletas espalhadas pelo bairro. Já teve uns mershanzinhos na novela avenida brasil. Espero eu que ampliem o projeto para a cidade toda!!! Por conta disso eles pintaram um ícone de bike por algumas ruas para indicar que ali é uma ciclorota e os motoristas ficarem mais ligados....mas ainda assim é meio dificil. Ciclovias ainda são bem poucas, infelizmente...:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aponta pra fé e pedala, Val! Já já isso vira uma realidade mais estruturada, né?

      Excluir

  6. Seu blog é lindo, muito fofo mesmo*0* parabéns!! Já estou te seguindo amada =))

    Convido voce e suas leitoras a conhecer meu blog

    toobege.blogspot.com

    Beijinhoooos ;**

    ResponderExcluir
  7. No Rio, onde moro, também tem um projeto de bicicleta da prefeitura em parceria com o Itau. Funciona razoavelmente e atinge uma parte muito pequena da cidade.
    As ciclovias também não estão por toda a parte.

    Mas, acredito que tudo isto está melhorando e aperfeiçoando, apesar de ainda ser muito tenso andar de bicicleta entre ônibus e carros...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô Itau! Quero em Brasília também!!!

      Também acredito que é o começo de uma mudança cultural, Lilian, mas cabe a nós alimentá-la, né? Vamos em frente!

      Excluir
    2. Com certeza! Pedalando e seguindo em frente!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...